clique aqui para se cadastrar

PASSEIO CULTURAL

Cordisburgo com Sarau - 1 dia

"Cordisburgo era pequenina terra sertaneja, trás montanhas, no meio de Minas Gerais. Só quase lugar, mas tão de repente bonito: lá se desencerra a Gruta do Maquiné, mil maravilha, a das Fadas; e o próprio campo, com vasqueiros cochos de sal ao gado bravo, entre gentis morros ou sob o demais de estrelas, falava-se antes: “os pastos da Vista Alegre". Santo, um "Padre Mestre", o Padre João de Santo Antônio, que recorria atarefado a região como missionário voluntário, além de trazer ao raro povo das grotas toda sorte de assistência e ajuda, esbarrou ali, para realumbrar-se e conceber o que tenha talvez sido seu único gesto desengajado, gratuito. Tomando da inspiração da paisagem a loci opportunitas, declarou-se a erguer ao Sagrado Coração de Jesus um templo naquele mistério geográfico. Fê-lo e fez-se o arraial, a que o fundador chamou "O Burgo do Coração". Só quase coração – pois onde chuva e sol e o claro do ar e o enquadro cedo revelam ser o espaço do mundo primeiro que tudo aberto ao supra-ordenado: influem, quando menos, uma noção mágica do universo."

Assim, o mais ilustre cordisburguense, João Guimarães Rosa descreveu sua terra natal, em seu discurso de posse na Academia Brasileira de Letras. Que tal mergulhar no universo Roseano e conhecer um pouco mais de sua vida e obra?

A viagem ainda proporcionará o encontro com a arte de Stamar Jr, ou Tazico, como é conhecido na cidade. Um artista popular, escultor, inventor, criador do Zoológico de Pedras, uma coleção de esculturas de animais da megafauna em tamanho real, dispostas em uma praça da cidade e da Casa Elefante (Lakshmi), onde mora.

Teremos a oportunidade de conhecer a Gruta do Maquiné localizada no Monumento Natural Estadual Peter Lund e entender melhor sobre Espeleologia, Paleontologia e Arqueologia. Conheceremos um pouco mais sobre a história do "pai da paleontologia brasileira" o naturalista dinamarquês que dá nome a reserva ambiental que se encontra a gruta.

A gastronomia mineira é um capítulo à parte de nossa cultura e nosso almoço será no tradicional Restaurante Cheiro's, parada obrigatória de quem visita a Gruta do Maquiné. 

Ao final do dia haverá um sarau aberto e que contará com a participação de membros e ex-membros do grupo de contadores de estórias Miguilim, além de poetas de Cordisburgo e da região metropolitana de Belo Horizonte.

Vamos juntos fazer essa viagem? Joãozito nos adverte: "Digo: o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia".

Roteiro detalhado

07:30 - Encontro dos participantes na Rua Goitacazes, 1029 - Centro de Belo Horizonte.
- Embarque no transporte com destino a Cordisburgo.
- Chegada em Cordisburgo.
- Visita a Casa Elefante.
- Visita a Gruta do Maquiné (opcional).
- Almoço (Restaurante Cheiro's).
- Visita ao Portal Grande Sertão e Capela de São José.
- Visita ao Zoológico de Pedras.
- Visita ao Museu Casa Guimarães Rosa.
- Sarau.
- Retorno a Belo Horizonte.
19:30 - Chegada em Belo Horizonte.

Passeios

Casa Elefante, Zoológico de Pedras, Portal Grande Sertão e Museu Casa Guimarães Rosa.

Dicas

- Durante os passeios é aconselhável usar: roupas leves e claras, tênis ou botas (não é permitido entrar na gruta com calçado aberto), meias grossas e boné ou chapéu;
- Os participantes devem levar uma mochila com objetos pessoais, documentos, uma garrafa com água e medicamentos de uso pessoal;
- Aconselhamos também levar máquina fotográfica, protetor solar, óculos escuros e um agasalho para se proteger do frio.

Observações

- Este passeio acontece nas datas promocionais;
- Passeio na Gruta de Maquiné, opcional.
- Passeio indicado para todas as pessoas;
- Caso as datas disponibilizadas não se encaixe na sua agenda, entre em contato.

Características do roteiro

Datas disponíveis

Nenhuma data disponível!

Investimento por pessoa

1 pessoa: R$ 150,00

Itens inclusos no roteiro

transporte (ida e volta), passeios, entrada no museu, almoço, seguro e Guia de Turismo.

Siga-nos:

Facebook Twitter Instagram

Rua Goitacazes, 1029 - Loja 3 – Barro Preto – CEP: 30190-052 – Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil (atendimento somente com agendamento) 
Telefones: (31) 3213-9839 | 98649-9839 (Vivo) | 99434-8142 (Tim – Whatsapp) | primotur@primotur.com.br



Indique para um amigo

Cancelar