clique aqui para se cadastrar

PEDALANDO NAS MINAS GERAIS

Volta das Transições - 8 dias e 7 noites

Lançado em 2016, o Cicloturismo - Volta das Transições representa a concretização do sonho de muitas pessoas da região do Circuito Serras de Ibitipoca, engajados na execução do projeto para o benefício de toda uma rede, envolvendo as comunidades, o trade turístico local e seus visitantes.
 
A Volta das Transições tem como objetivo de promover, de forma inclusiva, o desenvolvimento econômico dos municípios associados, por meio da diversificação das atividades oferecidas aos visitantes, através do esporte, proporcionando o aumento efetivo do fluxo turístico na região.
 
Neste roteiro vamos desfrutar de belas Paisagens e muitas Cachoeiras. O percurso é feito por trilhas, estradas de terra, sítios e fazendas.
 
São 9 dias de passeio, sendo 7 pedalando um total de 390 km, em um relevo acentuado exigindo preparo físico e experiência do Cicloturista.

Roteiro detalhado

1º dia:
06:00 - Buscamos nos hotéis da região centro ou centro-sul de Belo horizonte, Aeroporto Juiz de Fora.
- Acomodação das Bikes na carretinha e embarque no transporte com destino a Lima Duarte.
- Recepção dos participantes na pousada (simples, com banheiro no quarto, decoração rústica e ambiente agradável) em Lima Duarte.
- Reunião de orientação e organização dos equipamentos, bagagem e bicicletas, para a saída no dia seguinte.
- Noite livre...

2º dia:
- Café da manhã.
- Alongamento e início do Pedal (52 km) com destino a Bias Fortes.
- começamos o passeio na sede de Lima Duarte, saindo do perímetro urbano através da estrada de terra para a Vila do Manejo, atravessando o Rio do Peixe nas proximidades da divisa entre os municípios de Lima Duarte e Pedro Teixeira e seguindo até a localidade do Tabuado. Adiante, depois de atravessar o rio Grão Mogol, no Trevo do Serrote, inicia-se um pequeno trecho de asfalto em perímetro urbano até o centro da cidade de Pedro Teixeira. O caminho segue em direção à sede do município de Bias Fortes, no sentido da Vila de Várzea de Santo Antônio, terminando na Pousada Rural Fazenda da Serra.
- Chegada a Bias Fortes e acomodação na pousada (simples, com banheiro no quarto, decoração rústica e ambiente agradável).
- Jantar.
- Noite livre...

3º dia:
- Café da manhã.
- Alongamento e início do Pedal (53 km) com destino a Ibertioga.
- o caminho segue em direção à Vila de Bom Jesus do Vermelho até alcançar a sede do município de Santa Rita de Ibitipoca. Após um pequeno trecho de asfalto, retorna-se à estrada de terra que leva ao lugarejo conhecido como Cruz da Moça, seguindo até a sede do município de Ibertioga.
- Chegada a Ibertioga e acomodação na pousada (simples, com banheiro no quarto, decoração rústica e ambiente agradável).
- Jantar.
- Noite livre...

4º dia:
- Café da manhã.
- Alongamento e início do Pedal (65 km) com destino a Conceição do Ibitipoca.
- partindo da sede do município de Ibertioga, o percurso segue por estrada asfaltada (MG-338), passando pela Vila de Cachoeirinha e pela Vila do Pico, até a sede do município de Santana do Garambéu. Deste ponto, o roteiro passa por estradas de terra, entre as localidades da Pedra Negra e do Jambeiro, seguindo por plantações de eucalipto e "campos altimontanos", pelo Alto da Pindaíba, até alcançar a antiga escola rural do Alto da Boa Vista, de onde se segue no sentido à Vila de Conceição de Ibitipoca.
- Chegada a Conceição do Ibitipoca e acomodação na pousada (simples, com banheiro no quarto, decoração rústica e ambiente agradável).
- Passeio (opcional) no Parque Estadual do Ibitipoca.
- Jantar.
- Noite livre...

5º dia:
- Café da manhã.
- Alongamento e início do Pedal (63 km) com destino a Bom Jardim de Minas.
- iniciamos o passeio na Igreja Matriz do distrito de Conceição de Ibitipoca, percorrendo os antigos caminhos do ouro por onde passou o naturalista Saint-Hilaire e o trechos remanescentes do antigo Ramal Ferroviário Zona da Mata – Sul de Minas. Este trecho passa por diversos povoados e vilarejos, entre eles os Povoados de Rancharia, Várzea do Brumado, Palmital, trevo de São Domingos da Bocaina, Capoeira Grande e Dois Córregos. A alguns quilômetros do ponto final do percurso, o caminho segue pelas margens do Rio Grande, em uma região com cachoeiras e pontos para banho, até alcançar a sede do município de Bom Jardim de Minas.
- Chegada a Bom Jardim de Minas e acomodação na pousada (simples, com banheiro no quarto, decoração rústica e ambiente agradável).
- Jantar.
- Noite livre...

6º dia:
- Café da manhã.
- Alongamento e início do Pedal (45 km) com destino a Santa Rita do Jacutinga.
- seguimos pela região de Milho Branco em direção à Serra das Torres. Passando por plantações de pinus e eucaliptos, pegamos a estrada para a Vila de Itaboca, de onde se inicia trecho de trilha, com acesso ao Boqueirão da Mira, cachoeira famosa e importante atrativo turístico da região. A trilha contempla ainda a Cachoeira dos Meireles, antes de alcançar a Vila do Cruzeiro, onde se iniciam os quilômetros finais até o centro de Santa Rita de Jacutinga.
- Chegada a Santa Rita de Jacutinga e acomodação na pousada (simples, com banheiro no quarto, decoração rústica e ambiente agradável).
- Jantar.
- Noite livre...

7º dia:
- Café da manhã.
- Alongamento e início do Pedal (54 km) com destino ao Vilarejo da Serra do Funil.
- iniciamos o passeio no centro de Santa Rita de Jacutinga, partindo da antiga estação ferroviária e seguindo através das montanhas das zonas rurais por aproximadamente 9 km, até alcançar as margens mineiras do Rio Preto, nas proximidades da Cachoeira do Cardoso. A estrada de terra acompanha as margens do rio, passando pela Fazenda Santa Clara e pelos vilarejos de São Luiz do Rio Preto e São Pedro do Taguá, em direção à sede do município de Rio Preto. Na seguencia, o roteiro ascende em direção às regiões mais altas do município, passando pela Vila de Santo Antônio das Varejas até alcançar o Vilarejo da Serra do Funil, ponto final do nosso percurso.
- Para quem tiver disposição, faremos uma pequena caminhada para conhecer algumas cachoeiras desta região.
- Chegada ao Vilarejo da Serra do Funil e acomodação na pousada (simples, com banheiro no quarto, decoração rústica e ambiente agradável).
- Jantar.
- Noite livre...

8º dia:
- Café da manhã.
- Alongamento e início do Pedal (53 km) com destino a Lima Duarte.
- o caminho segue em sentido ascendente, passando pelo povoado da Encruzilhada e continuando por entre pequenas propriedades rurais, até atravessar as montanhas da Serra Negra, a mais de 1.200m de altitude. Neste ponto, inicia-se a descida da região da Serra dos Flores, através da Estrada das Voltas, de onde avista-se, ao longe, o Pico do Pão de Angu. Ao final da descida, cruza-se a BR-267, por estrada asfaltada, em direção à sede do município de Olaria. Saindo de Olaria, no caminho para a Vila de Cachoeira de São Bento, a estrada de terra percorre o trajeto da extinta malha ferroviária conhecida como Estrada dos Cortes, até a sede do município de Lima Duarte.
- Chegada a Lima Duarte (Banho e Almoço incluso).
- Embarque no transporte para retorno a Belo Horizonte (ou Juiz de Fora).
- Chegada a Belo Horizonte.

Passeios

Volta das Transições

Dicas

- Durante os passeios é obrigatório usar: capacete, luvas, óculos, camiseta e bermuda justa;
- Os participantes devem levar uma pequena mochila ou alforge com objetos pessoais, alimentos leves sucientes para todo o passeio, água, uma lanterna, uma câmera de ar, um canivete pequeno, medicamentos de uso pessoal e uma muda de roupa extra; - A alimentação ideal para os passeios é: sanduíches naturais, frutas, chocolates, biscoitos, bebidas isotônicas, água e produtos energéticos;
- Aconselhamos levar ainda, máquina fotográfica, protetor solar e um bom agasalho para o frio.
- NÃO DEIXE DE REVISAR A SUA BICICLETA ANTES DE COLOCA-LA NA TRILHA.

Observações

- Este passeio acontece em qualquer época do ano, com no mínimo 4 pessoas;
- Passeio indicado para pessoas que gostam de praticar atividades em contato com a natureza, já tenham experiência em pedalar, sejam amantes das “magrelas” e curtem superar grandes desafios;
- Durante todo o passeio, haverá apoio mecânico e carro de apoio que fará o transporte das mochilas, fornecerá lanche, água e frutas;
- Caso tenha outras dúvidas, entre em contato.

Características do roteiro

Datas disponíveis

Nenhuma data disponível!

Caso tenha interesse em fazer este passeio em uma data específica, entre em contato.

Investimento por pessoa

1 pessoa: R$ 3.290,00

Nesta opção você poderá fazer o pagamento via deposito diretamente na nossa conta. Os dados bancários serão enviados para o seu e-mail, junto com a confirmação de reserva.

Opção de pagamento (online). Aceita todos os Cartões de Crédito ou Débito e você pode parcelar a sua compra em até 12 vezes com juros de 2,99% ao mês. Nesta opção você também pode efetuar o pagamento com Boleto Bancário;

Opção de pagamento (online). Aceita todos os Cartões de Crédito, inclusive emitidos fora do Brasil (o valor da compra não é dividido).

Itens inclusos no roteiro

7 noites em pousada, 7 cafés da manhã, 7 refeições, carro de apoio com água e frutas, 7 lanches de trilha, seguro, condutor local, BikerGuia, transporte em carro executivo e transporte da bicicleta.

Siga-nos:

Facebook Instagram Airbnb TripAdvisor YT

E-book: Belo Horizonte - Cidade Criativa da Gastronomia:

ebook gastro

Rua Goitacazes, 1029 - Loja 3 – Barro Preto – CEP: 30190-052 – Belo Horizonte/Minas Gerais – Brasil
(Atendimento somente com horário agendado)
Telefones: + 55 (31) 3213-9839 | 31 99970-3000
primotur@primotur.com.br 



Indique para um amigo

Cancelar

whatsapp