clique aqui para se cadastrar

Cordisburgo com Sarau - 1 dia

"Cordisburgo era pequenina terra sertaneja, trás montanhas, no meio de Minas Gerais. Só quase lugar, mas tão de repente bonito: lá se desencerra a Gruta do Maquiné, mil maravilha, a das Fadas; e o próprio campo, com vasqueiros cochos de sal ao gado bravo, entre gentis morros ou sob o demais de estrelas, falava-se antes: “os pastos da Vista Alegre". Santo, um "Padre Mestre", o Padre João de Santo Antônio, que recorria atarefado a região como missionário voluntário, além de trazer ao raro povo das grotas toda sorte de assistência e ajuda, esbarrou ali, para realumbrar-se e conceber o que tenha talvez sido seu único gesto desengajado, gratuito. Tomando da inspiração da paisagem a loci opportunitas, declarou-se a erguer ao Sagrado Coração de Jesus um templo naquele mistério geográfico. Fê-lo e fez-se o arraial, a que o fundador chamou "O Burgo do Coração". Só quase coração – pois onde chuva e sol e o claro do ar e o enquadro cedo revelam ser o espaço do mundo primeiro que tudo aberto ao supra-ordenado: influem, quando menos, uma noção mágica do universo."

Assim, o mais ilustre cordisburguense, João Guimarães Rosa descreveu sua terra natal, em seu discurso de posse na Academia Brasileira de Letras. Que tal mergulhar no universo Roseano e conhecer um pouco mais de sua vida e obra?

A viagem ainda proporcionará o encontro com a arte de Stamar Jr, ou Tazico, como é conhecido na cidade. Um artista popular, escultor, inventor, criador do Zoológico de Pedras, uma coleção de esculturas de animais da megafauna em tamanho real, dispostas em uma praça da cidade e da Casa Elefante (Lakshmi), onde mora.

Teremos a oportunidade de conhecer a Gruta do Maquiné localizada no Monumento Natural Estadual Peter Lund e entender melhor sobre Espeleologia, Paleontologia e Arqueologia. Conheceremos um pouco mais sobre a história do "pai da paleontologia brasileira" o naturalista dinamarquês que dá nome a reserva ambiental que se encontra a gruta.

A gastronomia mineira é um capítulo à parte de nossa cultura e nosso almoço será no tradicional Restaurante Cheiro's, parada obrigatória de quem visita a Gruta do Maquiné. 

Ao final do dia haverá um sarau aberto e que contará com a participação de membros e ex-membros do grupo de contadores de estórias Miguilim, além de poetas de Cordisburgo e da região metropolitana de Belo Horizonte.

Vamos juntos fazer essa viagem? Joãozito nos adverte: "Digo: o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia".

Roteiro detalhado

07:30 - Encontro dos participantes na Rua Goitacazes, 1029 - Centro de Belo Horizonte.
- Embarque no transporte com destino a Cordisburgo.
- Chegada em Cordisburgo.
- Visita a Casa Elefante.
- Visita a Gruta do Maquiné (opcional).
- Almoço (Restaurante Cheiro's).
- Visita ao Portal Grande Sertão e Capela de São José.
- Visita ao Zoológico de Pedras.
- Visita ao Museu Casa Guimarães Rosa.
- Sarau.
- Retorno a Belo Horizonte.
19:30 - Chegada em Belo Horizonte.

Passeios

Casa Elefante, Zoológico de Pedras, Portal Grande Sertão e Museu Casa Guimarães Rosa.

Dicas

- Durante os passeios é aconselhável usar: roupas leves e claras, tênis ou botas (não é permitido entrar na gruta com calçado aberto), meias grossas e boné ou chapéu;
- Os participantes devem levar uma mochila com objetos pessoais, documentos, uma garrafa com água e medicamentos de uso pessoal;
- Aconselhamos também levar máquina fotográfica, protetor solar, óculos escuros e um agasalho para se proteger do frio.

Observações

- Este passeio acontece nas datas promocionais;
- Passeio na Gruta de Maquiné, opcional.
- Passeio indicado para todas as pessoas;
- Caso as datas disponibilizadas não se encaixe na sua agenda, entre em contato.

Características do roteiro

Datas disponíveis

Nenhuma data disponível!

Caso tenha interesse em fazer este passeio em uma data específica, entre em contato.

Investimento por pessoa

Nesta opção você poderá fazer o pagamento via deposito diretamente na nossa conta. Os dados bancários serão enviados para o seu e-mail, junto com a confirmação de reserva.

Opção de pagamento (online). Aceita todos os Cartões de Crédito ou Débito e você pode parcelar a sua compra em até 12 vezes com juros de 2,99% ao mês. Nesta opção você também pode efetuar o pagamento com Boleto Bancário;

Opção de pagamento (online). Aceita todos os Cartões de Crédito, inclusive emitidos fora do Brasil (o valor da compra não é dividido).

Itens inclusos no roteiro

transporte (ida e volta), passeios, entrada no museu, almoço, seguro e Guia de Turismo.

Siga-nos:

Facebook Instagram

Rua Goitacazes, 1029 - Loja 3 – Barro Preto – CEP: 30190-052 – Belo Horizonte/Minas Gerais – Brasil (Atendimento com horário agendado)
Telefones: + 55 (31) 3213-9839 | 99434-8142 | primotur@primotur.com.br



Indique para um amigo

Cancelar